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Educação Inclusiva: LUDOMOTRICIDADE

Educação Inclusiva: LUDOMOTRICIDADE
Multiacessível - Educação Inclusiva
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Diante desse cenário atual, em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), famílias em quarentena e com a suspensão das aulas, sabemos que o isolamento acaba trazendo diversos transtornos à vida de todos, mas este momento para os pais de crianças autistas e para as mesmas principalmente, o isolamento tende a ser um pouco mais complicado.

O que é o TEA (Transtorno do Espectro Autista)?

Os indivíduos com diagnóstico de TEA acham difícil interpretar o comportamento e a conversa dos outros e costumam ter dificuldades sociais, de fala e comunicação não-verbal. A intensidade do TEA pode variar de leve a muito severo. É importante ressaltar que se tratam de transtornos do neurodesenvolvimento. Baseia-se em duas áreas de comprometimento:
Comunicação social e interação;

Padrões de comportamento, interesses e/ou atividades restritos e repetitivos. No entanto, a este respeito, o sujeito com TEA tem grande dificuldade em compreender contextos sociais e entender como os outros pensam e, por isso, podem achar situações sociais confusas e cansativas.

Para mãe de autista como a Rosinete Almeida, ama MUITO! Incondicionalmente! Para ela não existem limites para amar! Sonha com a evolução do filho Antônio Emanuel, com a possibilidade da cura, com um amanhã de CONQUISTAS e REALIZAÇÕES para seu filho. Ainda, vale destacar neste momento é muito importante desenvolver estratégias que visem preencher os horários destas crianças de forma lúdica, divertida, prazerosa e agradável.

Nesse contexto, muito se discute sobre a Ludomotricidade, você conhece? O professor Frankinaldo Pereira, explica que consiste na junção de duas palavras (ludus + motricidade), a palavra ludus se origina do latim, que significa lúdico é o jogo, é o brincar, é a diversão e a palavra motricidade, vem da etimologia que significa movimento em diversas etapas da vida. O seu objetivo é que os pequeninos desenvolvam noção sobre o seu corpo e o espaço que ele ocupa, pois defende que isso é determinante para a sua formação por meio da ludicidade. Ainda, de acordo com Lopes et.al. (2003), “o conceito de coordenação motora é abordado em diferentes âmbitos, contextos e áreas científicas (controle motor, aprendizagem motora, desenvolvimento motor, biomecânica, fisiologia)”. Assim, a coordenação motora pode ser analisada segundo três pontos de vista:

a) Biomecânico, dizendo respeito à ordenação dos impulsos de força numa ação motora e a ordenação de acontecimentos em relação a dois ou mais eixos perpendiculares;
b) Fisiológico, relacionando as leis que regulam os processos de contração muscular;
c) Pedagógico, relativo à ligação ordenada das fases de um movimento ou ações parciais e a aprendizagem de novas habilidades.

A coordenação motora fina ou motricidade fina envolve os músculos menores das mãos e olhos na hora de escrever, recortar e pintar. Além disso, atrapalham muitas atividades que são essenciais para a autonomia da criança, como abotoar e desabotoar, amarrar os sapatos e a coordenação motora grossa ou motricidade grossa é o trabalho que vai apurar os movimentos dos membros superiores (braços, ombros, pescoço e cabeça) e inferiores (pernas, pés, quadris) por exemplos pular, correr, subir e descer escadas e até dançar.
O que você pode fazer em casa para ajudar as crianças especiais durante o isolamento social? Veja algumas dicas de atividades lúdicas para os pais realizarem com seus filhos. É de extrema importância a presença da família nesse processo.

 

Atividades:

1º) Amassar e desamassar:
Coordenação motora fina. Formação: Círculo. Material: Jornal. Desenvolvimento: As crianças em círculo receberão uma folha de jornal, deverão: Amassar o jornal usando as mãos e colocar o jornal amassado no chão e desamassá-lo com os pés.

2º) Juntando parafusos e porcas:
Coordenação motora fina. Formação: Individual. Material: Parafusos e porcas. Desenvolvimento: As crianças irão enroscar e desenroscar as porcas dos parafusos. Atenção: Não use parafusos ou porcas que estejam enferrujados. Cuidado para as crianças não prenderem os dedinhos dentro das porcas.

3º) Cada botão no seu potinho:
Coordenação motora fina. Formação Individual. Material: Potinhos e botões coloridos. Desenvolvimento: Faça pequenos furo nas tampas dos potinhos coloridos e use botões das mesmas cores. Basta que as crianças que coloque cada botão colorido no respectivo potinho.

4º) Aprendendo a abrir e fechar zíper;

5º) Bola de gude;

6º) Deslocamento:
Coordenação motora grossa. Formação: Individual. Material: Bola. Desenvolvimento: Andando e passando a bola por entre as pernas em forma de 8.

7º) Abraçados:
Coordenação motora grossa. Formação: Dois a dois. Material: Bola. Desenvolvimento: Andar com bola entre o tórax dos colegas.

8º) Corrida das bolinhas:
Coordenação motora grossa. Formação: Coluna. Material: Cartelas de ovos e bolinha de gude. Desenvolvimento: Colocar cartelas de ovos vazias a cinco metros de distância para que as crianças possam enchê-las pegando bolinhas de gude ou grãos que estão distantes; (correm levando as bolinhas ou grãos).

9º) Montar quebra-cabeça gigante no chão;

10º) Correr com fitas coloridas sem deixá-las tocar o chão.

Portanto, segundo o professor/empresário/ especialista em educação inclusiva Frankinaldo Pereira Lima, responsável pela empresa Multiacessível – Educação Inclusiva na Prática, localizada na Incubadora de Empresas da Universidade de Gurupi - UnirG (Inovo), desenvolvendo ações interdisciplinares com a finalidade de estimular as funções essenciais para o desenvolvimento da criança, mostrando que a Ludomotricidade através das atividades lúdicas auxilia a criança de forma mais eficaz e eficiente. Conforme Biltencourt (2002), afirma que “a criança desenvolve a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, espacialidade, direção a seguir dentre outros, participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais”. Logo, isso é INCLUSÃO e ela é possível!

 

Segue o link do WhatsApp Multiacessível - Educação Inclusiva na Prática https://wa.me/556384865744, desta publicação em que explico sobre a Ludomotricidade.
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