Acompanhe-nos

Kits de alimentação e higiene são entregues na Regional de Araguaína

Kits de alimentação e higiene são entregues na Regional de Araguaína
Katriel Bernardes/Governo do Tocantins
Imagens de

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou a entrega dos kits de alimentação e higiene pessoal nas unidades de ensino da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína, nesta quarta-feira, 1º de abril. A Regional conta com cerca de 30 mil estudantes matriculados em 72 unidades de ensino.

A iniciativa faz parte do pacote de ações do Governo do Estado de apoio à população tocantinense no período da pandemia do novo Coronavírus, causador da doença Covid-19. Com um investimento de mais de R$ 6 milhões, serão entregues mais de 157 mil kits de alimentos e higiene pessoal para os estudantes matriculados em todas as unidades de ensino da rede estadual.

"Estamos atravessando um momento totalmente atípico. E, essa é a forma que encontramos para garantir que os nossos estudantes continuem tendo uma alimentação balanceada. Esse apoio é uma forma de ajudar as famílias a seguirem com mais tranquilidade as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde, pois sabemos que muitos estudantes têm na alimentação escolar a sua principal refeição", ressaltou a secretária da Seduc, Adriana Aguiar.

A entrega dos kits iniciou pela região sul do Estado. Até agora, já foram entregues 16.611 kits em unidades de ensino de 18 municípios: Gurupi, Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Alvorada, Figueirópolis, Talismã, Dueré, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Peixe, São Valério, Sucupira, Araguaçu, Jaú, Palmeirópolis, São Salvador e Araguaína.

A autônoma Ana Célia Pereira de Sousa tem cinco filhos, sendo que dois deles estão matriculados na rede estadual de ensino. Ela comemorou a entrega dos alimentos. "Eu trabalho com vendas e meu esposo é pedreiro e, nesse período, estamos parados. Esses kits vão nos ajudar muito nesse momento difícil que estamos atravessando com o Coronavírus", apontou.

Quem também falou da importância dos kits foi Simone Rodrigues dos Santos. Ela tem dois filhos matriculados na rede estadual de ensino. "São muito bem-vindos esses kits, eles irão auxiliar na alimentação da nossa família, assim como das outras famílias. Tem muito aluno da nossa comunidade que precisa desses alimentos", destacou.

Agenda

Nesta quarta-feira, 1° de abril, as entregas estão sendo realizadas nas seguintes unidades educativas, por município. Em Araguaína, ocorrem no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, na Escola Estadual Francisco Maximo de Souza, no Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, no Centro de Ensino Médio Paulo Freire e na Escola de Ensino Especial Raios de Luz (Apae).

Já em Gurupi, as entregas estão sendo finalizadas na Escola Estadual Setor Aeroporto, no Instituto Presbiteriano Educacional (IPE), no Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva, no Colégio Positivo de Gurupi e no Centro Educacional Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão.

No município de Jaú do Tocantins, também foram entregues os kits no Colégio Estadual Adelaide Francisco Soares; em Palmeirópolis, no Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Maria Guedes e no Colégio Estadual Professora Oneides Rosa de Moura; e em São Salvador, na Escola Família Agrícola José Porfírio de Souza, na Escola Estadual Porto do Rio Maranhão e na Escola Estadual Retiro.

Obras

Durante a passagem pelo município de Araguaína, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, acompanhou o andamento das obras da Escola Estadual Padrão de Tempo Integral, no Setor Maracanã, que foram retomadas em novembro de 2019. A unidade de ensino possui capacidade para atender, após concluída a obra, 1.500 estudantes do setor, bem como de bairros próximos. Ao todo, a Escola conta com uma área de 10.581 m², em um investimento total de aproximadamente R$ 12,2 milhões, oriundos de convênio com o Governo Federal, com contrapartida do Estado.